Dúvidas (Perguntas e Respostas)


1. Quais os cuidados que devem ser tomados para pessoas que usam prótese de silicone?

Embora não existam amostras científicas específicas a respeito, as indicações são baseadas no conforto e proteção máxima dos praticantes. Assim como para as mulheres em geral é indicado o uso de tops de lycra ou material similar reforçado e para os homens sungas ou shorts com suporte extra; é prudente que portadores de próteses de silicone tenham os mesmos cuidados. É impreterível também que se peça orientação individualizada do médico a fim de receber conselhos e outras providências necessárias e até mesmo a liberação para a prática do Power Jump.


2. Quanto em média é absorção do impacto nos passos realizados sobre a superfície elástica (mini-trampolim) em comparação com a base rígida (solo)?

Obedecendo a correta “técnica de aterrissagem”, ensinada pelos Professores Certificados, o mini trampolim possibilita 80% de absorção do impacto.


3. Power Jump acaba com a celulite?

Por se tratar de uma atividade de alta contração dos membros inferiores, ocorre uma forte estimulação da drenagem linfática, auxiliando no combate à celulite. Mas isto é um auxílio, alimentação e prática regular de atividade física são imprescindíveis.


4. Quantas calorias é possível gastar durante uma aula de Power Jump?

Depende muito da força e técnica empregadas ao empurrar a superfície elástica, mas estima-se entre 400 a 700 calorias. Indivíduos muito treinados são capazes de alcançar valores próximos de 900cal. (durante 60 minutos de aula).


5. Power Jump emagrece?

Pelo alto gasto calórico e por se tratar de uma atividade predominantemente aeróbica, uma grande quantidade de gordura é utilizada como fonte de combustível, o que significa que é uma atividade bastante efetiva no processo de emagrecimento.


6. Quanto tempo necessito para me sentir confortável na aula?

É necessária uma adaptação por parte do praticante, estimada hoje em duas semanas, com número de 3 x por semana, onde da primeira aula para a segunda já são observadas significativas evoluções. Estas adaptações são possíveis a qualquer aluno, mesmo a aqueles que não praticam atividade física há muito tempo.


7. Porque não posso chamar o mini-trampolim de cama elástica ou caminha?

Embora a cama elástica seja a mãe da modalidade, o mini-trampolim tem como objetivo central EMPURRAR a superfície elástica através de uma forte contração dos membros inferiores, já a cama elástica tende a promover os saltos, o que devemos evitar no Power Jump.


8. É possível ou conveniente fazer aulas de Power Jump descalço?

É necessária a utilização de tênis, pois ele garante uma melhor aterrissagem dos pés sobre a superfície elástica, garantindo também uma melhor segurança aos participantes.


9. Por que não se deve descer do mini-trampolim durante a aula?

Na fase área dos movimentos, existe uma descompressão dos estabilizadores e as articulações envolvidas dos membros inferiores (tornozelo e joelho) também se encontram mais relaxadas, o que pode gerar um certo desconforto ao descer nos mesmos antes de realizar movimentos de soltura corporal e relaxamento. Os Professores Certificados estão aptos a darem estas instruções de segurança a seus alunos.


10. As dores na região abdominal são normais para os praticantes iniciantes?

Pequenas dores musculares podem ocorrer devido à variação da utilização dos músculos abdominais. Felizmente é apenas aquela “dorzinha gostosa” que sentimos após as primeiras sessões de uma atividade para a qual nosso corpo não está acostumado. Em poucas aulas o aluno se acostuma e esta sensação desaparece, mesmo o exercício continuando a fazer os efeitos desejados.
11. Quais os benefícios para o aluno que faz Power Jump?
Melhora da condição cárdio vascular, melhora das habilidades motoras, aumento da concentração, aumento do equilíbrio corporal devido ser uma modalidade também com objetivo proprioceptivo, etc.

12. O que diferencia o Power Jump das outras modalidades de Jump?
Gráfico da aula estabelecido pelo equilíbrio dos movimentos com força de aplicação em 1 ou 2 pernas, coreografia simples e motivante, músicas de alta qualidade e a força constante de membros inferiores ao empurrar a superfície elástica para baixo e não saltar para cima.

13. Como conciliar o trabalho da musculação com as aulas de Power Jump?
Basta intercalar os grupos musculares exigidos. Por exemplo, quando fizer uma aula de Power Jump não realizar movimentos que exijam muita força de membros inferiores, de preferência intercalar o trabalho em dias alternados.

14. Após a gestação, qual o tempo ideal de retorno para as aulas de Power Jump?
Nossa resposta é bem simples: depois que você seja autorizada pelo seu médico a retornar as atividades físicas e após isso uma adaptação confortável pelo equipamento.Inicie com as clínicas ou com pequenos movimentos em cima do mini-trampolim.Não esqueça também que é preciso estar confiante e totalmente confortável no equipamento.

15. Portadores de hérnia na coluna podem praticar o Power Jump?
Pessoas portadoras de qualquer tipo de hérnia ou patologia vertebral nós indicamos primeiramente que faça uma avaliação clínica para saber exatamente o que compromete não só as atividades físicas que venham praticar como suas "posturas" adotadas durante o cotidiano. Após este parecer é preciso definir junto ao seu professor as limitações de execução de cada movimento da atividade desejada para que não haja o desconforto e seguidamente dores locais.O Power Jump é uma atividade muito divertida e totalmente segura, mas nestes casos toda atenção é importante.

16. Meu professor me disse que não posso saltar na base, por quê?
Para nos mantermos em equilíbrio e com uma força constante nos músculos das pernas e estabilizadores (abdominal e dorsal); precisamos continuar com o contato do pé de apoio com a superfície elástica para empurrá-la para baixo mantendo estas forças em atuação. Caso ocorra o contrário, "saltar na base", correrá o risco de perder o equilíbrio com a probabilidade até de cairmos do mini-trampolim e não trabalharmos nossa musculatura como deveríamos.Algumas pessoas comentam que a sensação de "saltar na base" parece ser um trabalho mais efetivo; isso é devido à flexão excessiva que se faz com o quadril durante a aula, a articulação e a musculatura flexora desta região acabam sofrendo um stress que ao chegar ao final da aula estará "morto de cansado", mas não pelo trabalho equilibrado entre toda musculatura do seu corpo, e sim por apenas uma única musculatura e articulação que trabalhou por muito tempo sem descanso.

17. Quantas aulas são necessárias para um aluno se adaptar ao Power Jump?
Depende de indivíduo para indivíduo, pois alguns já freqüentam outras atividades o que adianta muito sua adaptação. Para pessoas sedentárias com certeza o tempo para adaptação é maior. Com certeza as clínicas realizadas nas academias ajudam neste processo.

18. Porque a aula de Power Jump dura no máximo 55 minutos? Ela pode ser considerada “fraca”?
Primeiramente é prudente que o professor e os alunos tenham um tempo mínimo para organizar a sala de aula: posicionando os mini-trampolins, ajustando a distância entre os mesmos, verificar se os alunos estão com as garrafinhas de água cheias e iniciar uma comunicação entre os alunos. A intensidade da aula não será justificada pelo tempo total, mesmo porque uma parcela de alunos se afastam das aulas de mini-trampolim por não conseguir "agüentar o pique" até o final da aula, e sim pelo tempo correto de treinamento.Uma carga progressiva de intensidade na aula já é programada através do volume de treinamento, ou seja, conquista de benefícios através da repetição segura e motivante. Parcela decisiva num perfeito resultado com a aula de Power Jump é a atuação do professor no entendimento e aplicação da técnica correta e sua instrução direcionada tanto aos alunos experientes como aos novatos; isso é um diferencial no dia-a-dia.
19. Como posso observar minha evolução nas aulas de Power Jump?

A paixão e a satisfação em voltar para a academia com a necessidade de praticar e treinar Power Jump, já são sinais vitais desta evolução. Ainda, conseguir chegar ao final da aula com um gostinho de quero mais, fortalece esta habilidade. O Power Jump tem a grande característica de ser simples, por isso as nossas aulas têm um grande número de praticantes. No POWER JUMP você também observa que evolui das primeiras aulas quando o praticante consegue se manter em cima do mini-trampolim executando os movimentos sem perder o equilíbrio (aumentar a propriocepção), ou seja, uma maior centralização pisando adequadamente na superfície elástica, ou quando consegue ao realizar todos os movimentos de ataque com os dois pés uma efetiva ação dos flexores do quadril e dos joelhos. A satisfação do aluno em completar toda a aula é um resultado importantíssimo.


20. Após as aulas de Power Jump é comum percebermos as varizes inchadas?

Não existem relatos comprovados sobre este fato. Desse tipo de problema relacionado à circulação, ou qualquer outro, observa-se que são “opiniões” clinicas. Problemas de circulação são questões muito particulares que se diferenciam de indivíduo para indivíduo, e que o histórico do mesmo é tão importante quanto à prática da atividade física no auxílio de qualquer obstrução.


21. Caso estoure uma das molas que segura a superfície elástica do mini-trampolim, devo parar imediatamente?

É extremamente importante que seja notado o fato no momento que aconteça e observar se a mola bateu em alguém, a tendência é a mola subir.Caso tenha trampolins sobrando tente trocar por outro e notificar o professor ou responsável pelo ocorrido.Há uma série de cuidados que devem ser tomados para proteger os alunos deste tipo de ocorrência, mas devemos entender que cada uma delas tem seu responsável.A Body Systems cuida da formatação das aulas e do treinamento dos professores e nos responsabilizamos por qualquer conseqüência devido a falhas nestes pontos.Quanto aos equipamentos, a responsabilidade é dividida entre a academia e o fabricante do mesmo:-a academia deve se preocupar em adquirir um equipamento compatível com a modalidade e sua freqüência de utilização; bem como com a manutenção periódica de acordo com instruções dadas pelos fabricantes.-o fabricante deve se responsabilizar que o equipamento não quebre em caso de utilização adequada na academia e enquanto ele estiver sob garantia.


22. Onde posso encontrar as músicas da aula de Power Jump?

Na verdade você não encontra as músicas em exposição, este material só os professores treinados por pela Body Systems possuem. Eles pagam para fazer um treinamento e assim tem direito a um cd com as músicas, o manual do professor e o uso da marca do programa, e ainda pode ministrar aulas em academias licenciadas neste programa.Se algum professor passar as músicas do cd para alunos ou pessoas que não ministrem aulas deste programa, ele estará praticando a pirataria que pode ocasionar em um processo judicial caso seja descoberto.Caso você queira o nome das músicas para conseguir as versões originais, seja pela internet ou pela compra de cds do artista original, não tem problema você pode pedir para seu professor, mas lembre-se apenas o nome das músicas, ok.


23. Preciso saber onde posso adquirir roupas personalizadas do Power Jump.

Somos representados pela empresa Corpo e Forma, uma revendedora com licença para produzir e vender as roupas dos nossos programas. Você pode entrar em contato com eles através do site http://www.corpoeformavirtual.com.br/


24. Quais as restrições aos praticantes para a aula de Power Jump?

Saiba que todas as nossas aulas podem ser freqüentadas por alunos aptos a praticarem uma atividade física, lógico com o interesse de participar de uma ginástica de grupo. Estas pessoas aptas precisam ter a passagem e liberação feita pela avaliação física da academia e/ou avaliação clínica particular.As únicas pessoas que não podem praticar nossas aulas são as pessoas com presença de alguma patologia cardíaca.Pessoas com labirintite não medicada e problemas nas articulações do quadril, joelho e tornozelo devem passar por uma avaliação clínica para analisar o grau da lesão e praticar a atividade recomendada.Gestantes após saberem deste estado devem parar a prática do Power Jump.


25. Qual o tipo de calçado recomendado para a prática do Power Jump?

Precisamos entender qual o objetivo da aula Power Jump: Você deve executar os movimentos em cima do mini-trampolim com o "pé chapado", ou seja, o seu pé deve pisar na superfície elástica em inteiro para que a estabilidade do seu corpo seja grande, pois todo o peso do seu corpo está sobre seu pé e toda força deve ser feita com o calcanhar. Consequentemente o solado do tênis não pode ser com diferenças como encontramos em alguns tênis que tem a parte do calcanhar mais alta. Ainda, com o solado do calcanhar alto o seu corpo é projetado para frente passando a sensação de estar caindo ou sendo empurrando para frente, isso pode inclusive fazer com que perca o equilíbrio e caia.Procure então os solados baixos e iguais em toda sua plataforma.


26. Qual a idade mínima e máxima para uma pessoa fazer o Power Jump?

Primeiramente isto é uma decisão que a academia deve tomar uma decisão administrativa, pois algumas academias oferecem um horário especial ou atividades especiais para crianças, então devemos indicar tais atividades para as mesmas. O recomendado é que adolescentes aptos a freqüentar uma atividade física possam praticar aulas em academias após os 14 anos. Agora é impossível indicar uma idade máxima, depende muito de cada indivíduo.



Benefícios



- 60 minutos de muita diversão num treinamento coletivo;

- aumento da força muscular dos membros inferiores (músculos das pernas);

- aumento e melhora da contração de estabilizadores (abdominal e lombar);

- gasto calórico de até 700 K/cal;

- melhora da condição cardio vascular;

- melhora das habilidades motoras;

- aumento da concentração;

- aumento do equilíbrio corporal, devido ser uma modalidade também com objetivo proprioceptivo, etc.

Mix 14

1. SURE FEELS GOOD
2. HEAVEN (RADIO MIX)
3. MAMBO (DANCING DJS MIX)
4. NESSAJA (TECHNO MIX)
5. UMBRELLA (DANCE)
6. TUTTI FRUTTI
7. ROUNDERS/COLORS BAND/ FEEL MY HOUSE MUSIC
8. WHO KNEW (CLUB MIX)
9. SO YESTERDAY

http://rapidshare.com/files/69761028/PJ_14.zip.html

Mix 13

01 - Hold Me Tonight - Angel One
02 - Can't Stop The Rain - Cascada
03 - Too Little Too Late - Jojo
04 - Behind The Cow (Radio Edit) - Scooter
05 - Give It Up - Captain Jack
06 - Just Can't Get Enough (Remix) - Depeche Mode
07 - Enjoy The Silence / I'll Never Die / Jump (Andre Standing Club Mix)
08 - Unfaithful - Rihanna
09 - Drive - Vanessa Hudgens


http://rapidshare.com/files/52278971/Power_Jump_13.rar

Mix 12

01 - Fly On The Wings Of Love - XTM & DJ Chucky feat Annia
02 - Against All Odds
03 - Higher Love
04 - Ring Of Fire
05 - Boogie Wonderland 99
06 - Yeah! - Drunkenmunky
07 - Hit And Run - Skazi / Como Vovó Já Dizia (Quem Não Tem Colírio)
08 - Never Underestimate a Girl - Vanessa Hudgens
09 - One - Mary J Blige feat U2


http://rapidshare.com/files/35090081/jump_mix_12.zip.html



Mix 11

01 - Tell It To My Heart -
02 - Summer Of 69 -
03 - Check On It (Remix) - Beyonce
04 - Nothing I Won't Do - Special D
05 - Lovely (Pop Radio Mix) - Tommy Vee vs. T Mendoza
06 - Tribal Dance (Techno Remix) - 2 Unlimited
07 - Switch / Cafe com Alegria / Heart of the sun
08 - Promiscuous Girl - Nelly Furtado
09 - Irreplaceable - Beyonce

http://rapidshare.com/files/19838420/Power_Jump_11.rar.html

Mix 10

1 - Because of you (Kelly Clarkson)
2 - Movin'on (Ian Van Dahl)
3 - I Feel So Free (Musikk)
4 - Move Your Feet (Pussldriver Sin)
5 - Sorry (Madonna)
6 - If you wanna party
7 - The music / my melody
8 - Hips don't lie (Shakira)
9 - Don't lie (Black Eyed Peas)



Mix 9

1 - What is love
2 - I only wanna be with you
3 - Summer rain
4 - Apache rocks "The bottom"
5 - Ai no corrida
6 - Gonna make you sweat "Evebody dance now"
7 - High paradise e satisfaction
8 - One day in your life
9 - Super duper love

Mix 8

1. Feel (techno remix) - Robbie Williams
2. Baker street (dance mix) - Undercover
3. What's on your mind 2005 – Information Society
4. The night - Scooter
5. What a feeling – Irene Ciara
6. No limit – 2 Unlimited
7. Muse brecks and searching – Infected Mushroom
8. Live you all over (remix) – Debora Cooper
9. Stickwitu – The PussyCat Dools

http://rapidshare.com/files/33315022/Power_Jump_8.rar.html

Mix 7

1 - Show Me Heaven
2 - Love Generation
3 - Tarzan Boy
4 - Tainted Love
5 - La Isla Bonita
6 - The Roof is On Fire
7 - Rock Into the Future e Round and Round
8 - Don´t Care
9 - Get Right
10- Stay Tonight

http://rapidshare.com/files/33189578/Power_Jump_7.rar.html

10 - Stay Tonight (BonusTraining1)http://rapidshare.com/files/76375653/ComunidadeBodySystemsVideoseMusicasPowerJump7-10StayTonightBonusTraining1.rar.html

Mix 6

01 - Take On Me – A-Ha
02 - Your Love – The Outfield
03 – Don't Leave Me This Way - Jimmy Somerville
04 - The Age Of Love – Scooter
05 - Let's Groove – Earth, Wind and Fire
06 - Shake That Shimmy – Clubland Extreme
07 - I Need Your Love – All Stars
08 - 1, 2 Step - Ciara feat Missy Elliott
09 - Samurai – Djavan

http://rapidshare.com/files/35589381/ComunidadeBodySystemsVideoseMusicasPowerJump6.rar.html

Mix 5

01 - Everybody's Free – Rozalla
02 - Play Your Part – Deborah Cox
03 - Shake That – Scooter
04 - Lose My Breath – Destiny's Child
05 - Taj Mahal – Jorge Benjor
06 - I Like To Move – Reel 2 Real
07 - Cities Of The Future – Infected Mushroom
08 - Don't Phunk With My Heart – Black Eyed Peas
09 - Color Esperanza – Diego Torres
10 - Every Breath You Take – The Police

http://rapidshare.com/files/34449062/Com.BodySystemsVideosemusicasPowerJump5.rar.html

Mix 4

01 - Can You Feel It – Jean Roch
02 - Fuck It - Eamon
03 - Não Quero Dinheiro – Tim Maia
04 – Gloria – Soundtrack
05 - Jungle Beat – Chipz
06 - Shut Up – Black Eyed Peas
07 - Ecstasy Remix 2005 – Bizarre Contact
08 - R&B Junkie – Janet Jackson
09 - Wish You Were Here – Pink Floyd

http://rapidshare.com/files/35020299/Power_Jump_04.rar



Mix 3

1 - What's up 2003 – Dj. Miko
2 – Poison – Groove Coverage
3 - Uma noite e Meia – Marina Lima (Remix)
4 - Fuck the Millenium - Scooter
5 - Banana Boat (Dee-O) – Harry Belafonte
6 - All U Deejays – Daniel Desnoyer
7 - Don't stop - Remix 2003
8 - Try it on my own – Whitney Houston
9 - Winter Jam – Underdog Project


Mix 2

01 - Together Forever – DJ Lhasa
02 - If You – Magic Box
03 - Rock That Sound – DJ Visage
04 - Jigga Jigga - Scooter
05 - California Dreamin' - Royal Gigolos
06 - Played-a-live – Safri Duo
07 - Born Slippy – Underworld
08 - I Finally Found Someone – Bryan Adams feat Barbra Streisand
09 - Reflections Of Passion – Yanni

http://rapidshare.com/files/34436869/Comunidade_Body_Systems_Videos_e_musicas_Power_Jump_2.rar.html

Mix 1

1 - Saturday night – Underdog Project
2 - How do i live – Klauss
3 - Y.M.C.A – Village People
4 – Toxic – Britney Spears
5 - Take me the clouds above – LMC vs U2
6 – Everybody Jump – The Movement
7 - I wish - Skazi e Able to Love – Benny Benasi
8 - I'll say a little player – Aretha Franklin
9 – True – Spandau Ball

http://rapidshare.com/files/30459148/Power_Jump_mix_1.rar.html


Música 4
http://rapidshare.com/files/63890454/ComunidadeBodySystemsVideoseMusicasPowerJump1-04BritneySpearsToxic.rar.html